Conceitos da Sustentabilidade
A importância e urgência em olharmos para o lixo que produzimos no nosso dia a dia já não é novidade, mas muitas dúvidas nos cercam. Por essa razão, preparamos mais um vídeo da série “Conceitos da Sustentabilidade” no canal do YouTube da Atuação no Mundo e que também está disponível na Bio do @changefor.good !
Já compartilhamos um vídeo sobre moda sustentável e outro sobre pegadas ecológicas, desta vez o assunto é reciclagem.
Não é assustador pensar que um problema universal como o lixo, pode ter soluções negligenciadas por desinteresse econômico? Como um problema que afeta todos os habitantes do planeta Terra pode não contar com a participação todos os habitantes para solucioná-lo? O que faz com que aceitemos que plásticos invadam os oceanos, que resíduos perigosos como remédios, pilhas e solventes não sejam coletados de forma segura?
Numa conversa com especialistas da Triciclos entendemos que a reciclagem é fundamental para que não exista mais lixo no mundo, porém, não é tão simples assim. Idealmente, deveríamos trabalhar para que os materiais criados por nós mesmos, seres humanos, nunca virassem resíduo, como a economia circular propõe. Eles deveriam ser projetados, desenhados, para durar muito, para serem reutilizados, retornados ou em última instância, reciclados. Segundo a Triciclos, o lixo é um erro de design, pois a natureza não produz lixo, tudo se aproveita.
Ou seja, a reciclagem, que é o que estamos tratando aqui, é uma etapa onde já lidamos com resíduos produzidos por um modelo econômico linear e não circular. E é importante destacar que se investirmos somente nela, sem também nos preocupar com o que geramos de resíduos no início da cadeia produtiva, essa conta não fecha nunca.
Nossa ideia com esses vídeos de conceitos de sustentabilidade é ajudar a explicar alguns termos importantes sobre eles e sugerir dicas de conteúdos existentes para quem quiser começar a se aprofundar no assunto.
Selecionamos conteúdos que explicam o que é reciclagem, como fazer e como saber o que é ou não reciclável. Por exemplo, você sabia que nem tudo que é reciclável está sendo de fato reciclado? Sabia que o que rege a reciclagem são os aspectos econômicos do processo?
Ou seja, não basta o material ser passível de reciclagem se onde ele é comercializado e consumido não houver mercado/ valor para ele. Vale lembrar também que essa problemática inclui um problema social: os catadores. Segundo dados da IPEA, menos de 5% dessas pessoas são trabalhadores registrados e justamente esses catadores são responsáveis por 90% do lixo reciclado do nosso país.
Quem quiser indicações de vídeos interessantes que explicam e aprofundam esse tema, disponibilizamos uma lista na nossa legenda do próprio vídeo no Youtube.
Quer conhecer mais sobre o nosso trabalho?
Instagram: @changefor.good