Blogging for Change & Objetivos
de Desenvolvimento Sustentável (ONU)

Estou começando mais uma etapa importante desse novo ciclo de trabalho nas redes sociais. O blog que ficará dentro do site da minha empresa, Atuação no Mundo, irá complementar o perfil que criei no Instagram em maio deste ano: Change for Good, com a finalidade de falar sobre consumo consciente.

Sou uma pessoa que acredita que somos totalmente responsáveis pelo mundo no qual vivemos, e, portanto, podemos mudar as coisas para melhor na hora que quisermos. Para nos ajudar nessas mudanças tão urgentes e importantes lancei, com a ajuda da Juliana Rosa, o @changefor.good, onde compartilho ideias e reflexões que podem nos inspirar a fazer melhores escolhas na hora de produzir, investir e consumir.

Podemos não nos dar conta, mas a verdade é que vivemos o reflexo das nossas escolhas e são elas que “marcam” o mundo positiva ou negativamente.

Esse blog nasce com a proposta de contar em mais detalhes as histórias e propósitos por trás de marcas que trabalham com o tripé da sustentabilidade: cuidado com o meio-ambiente; a busca pela justiça social e o esforço financeiro para atingir essas metas, além de aprofundar nosso conhecimento sobre esses conceitos e compartilhar reflexões e insights que tenho tido ao longo da minha vivência junto à iniciativas sociais e ambientais.

Escolhi usar como fio condutor, para aprofundar ainda mais nosso entendimento sobre o impacto de cada uma dessas iniciativas, os ODSs da ONU, que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas, e, para isso, conto com a colaboração da Ana Carolina Machado.  Desta forma, podemos entender quais são esses objetivos e como podemos incorporá-los no nosso dia a dia.

Para explicar um pouco mais: a ONU tem feito esforços importantes e obtido grandes conquistas para o desenvolvimento sustentável no mundo, desde os anos 1990.

A agenda dos ODSs foi adotada em setembro de 2015 e é composta por 17 objetivos que englobam os principais desafios sociais, econômicos e ambientais do planeta e devem ser superados por todas as nações até 2030.

A semente dos ODS foi plantada em 2000, quando os grandes líderes mundiais se comprometeram com uma agenda de oito metas chamada Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que englobava pautas muito sérias e urgentes como a erradicação da pobreza extrema e da fome; atingir o ensino primário universal; promover a igualdade de gênero e empoderar as mulheres, entre outros tópicos. As ODMs tinham como prazo estabelecido serem alcançadas em 2015. Porém, as metas foram atingidas cinco anos antes, em 2010. E, logo naquele momento, já se vislumbrou o início de novos objetivos, que forma materializados nas 17 ODSs.

Começamos o Change for Good em maio, focando no 12° objetivo, que visa assegurar padrões de produção e consumo sustentáveis. Algumas das metas associadas a este objetivo específico são, por exemplo:

  • garantir que as pessoas, em todos os lugares do planeta, tenham informações relevantes e estejam conscientes sobre o que é desenvolvimento sustentável e como podemos atingi-lo por meio de escolhas e de estilos de vida que estejam em harmonia com a natureza;
  • reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso de produtos;
  • alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais.

Meu propósito é apresentar marcas que estão fazendo sua parte para tornar o mundo um lugar melhor. Nossa ideia é , também, trazer informações sobre como a atuação de cada uma delas se conecta com as metas da ONU para a sustentabilidade.

Mas como não restringimos nosso trabalho à moda ou ao consumo, iremos, aos poucos, ampliar essa conversa para outros temas como alimentação, investimento, moradias, entre outros. Fiz a opção de começar este projeto pelo objetivo 12, já que é a meta relacionada a consumo e na qual podemos nos engajar na prática, começando agora.

Para mim, o papel da Atuação no Mundo e mais precisamente de seus projetos (como o Change for Good e o meu blog) é promover todas as 17 metas. Pessoalmente, estou fazendo o possível para entender como colaborar com essa agenda e compartilhá-la com vocês. A ONU não é algo distante da gente. Pelo contrário, ela é um norte e nós precisamos estar juntos, pois só assim conseguiremos avançar nestes objetivos.

Minha proposta é mostrar que é possível construir uma forma mais consciente e responsável de viver e estar no mundo. Espero que gostem!!

Quer conhecer mais sobre o nosso trabalho?

Instagram: @changefor.good