Sigo fazendo (certo e não tão certo),
mas com certeza aprendendo!!
Há frases muito importantes e significativas na minha vida. “É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer”, de Aristóteles, é uma delas. Essa frase me acompanha e me impulsiona há muitos anos. Recentemente, percebi que mais uma vez essa reflexão teve forte influência sobre mim quando, incentivada por meu filho, comecei o meu canal no Instagram, @changefor.good, onde compartilho com vocês dicas e aprendizados sobre consumo consciente e sobre uma vida mais harmoniosa com o meio-ambiente. Este desafio tem me motivado, diariamente, a “aprender fazendo”.
Escrevendo venho aprendendo a escrever… Postando, venho aprendendo a postar… Reciclando, venho aprendendo a reciclar… Conhecendo o propósito dos produtos que me interessam consumir, venho aprendendo a consumir com consciência… Questionando onde coloco minha energia, venho aprendendo a viver com mais responsabilidade… Escolhendo onde investir meus recursos, venho aprendendo a construir meu legado e o mundo que quero deixar para as próximas gerações…
E digo isso pois, neste momento, estou mais uma vez fazendo para aprender a fazer. Estamos criando um guia de presentes e dicas sustentáveis para o final de ano, que em breve vamos divulgar. O guia vai ser lançado no fim deste mês e vai trazer de forma organizada produtos e serviços que se preocupam com as questões sociais e ambientais no seu processo de produção, de venda e de descarte. E para deixá-lo mais atraente, fomos atrás de descontos especias para vocês que nos acompanham.
A ideia veio da vontade de resolver uma dificuldade real que tive no ano passado, quando, inspirada por meus filhos, me propus a comprar somente presentes sustentáveis e com propósitos alinhados aos da nossa família.
Então pensei em criar um material único, que divulgue produtos sustentáveis, ou seja, que se preocupam com as questões sociais e ambientais no seu processo de produção, de venda e de descarte. A ideia é oferecê-los com descontos. Além de compartilhar receitas gostosas para o Natal, mas que geram menos resíduos, e, por último, ter a chance de construir um momento de reflexão sobre esses temas. Meu objetivo é que nós possamos passar por esse momento das festas de fim de ano com mais consciência e responsabilidade.
Vocês não imaginam o quão distraída eu sou para o universo da moda! Mas este processo tem sido surpreendentemente divertido e prazeroso. Tenho encontrado pessoas super interessantes e muito comprometidas com os três pilares da sustentabilidade: economia, meio-ambiente e questões sociais. É extremamente gratificante encontrar gente que está na mesma caminhada, cuidando para que as nossas “pegadas” sejam menos danosas ao planeta e refletindo sobre o mundo que queremos.
Mesmo desconhecendo a indústria da moda, eu tento não me intimidar. Converso, pergunto e reflito com as pessoas que vou conhecendo ao longo do percurso e que toparam se aventurar comigo neste novo projeto. E, principalmente, enquanto faço, aprendo a fazer aquilo que me propus a fazer com muita entrega, verdade e comprometimento em buscar produtos que carregam, dentro si, a minha preocupação: o comprometimento em buscar mais justiça social, com saúde ambiental e equilíbrio econômico que dê sustentação para esse objetivo.
Ou seja, enquanto crio, aprendo a fazer algo diferente e inédito para mim. E o percurso de ser provocada por uma ideia, dar sentido a essa provocação e materializar tudo isso num produto cujo princípio é a sustentabilidade é algo muito bacana. Me deixa muito feliz!
Estou muito entusiasmada com este projeto, com tudo o que tenho assimilado nessas etapas de trabalho e percurso e animada em contar mais detalhes para vocês em breve!
Quer conhecer mais sobre o nosso trabalho?
Instagram: @changefor.good